Home
Duas Décadas de Cyber-Physical Systems
27 Setembro 2017
Edifício CISTER, Porto
Em 1999, Kevin Ashton introduziu o termo “Internet of Things” como a descrição de um sistema no qual a Internet está conectada ao mundo físico através de sensores ubíquos. Esta é a ideia que está na génese do conceito de Sistemas Ciber-Físicos (CPS), introduzido por Helen Gill em 2006, e que faz agora parte das prioridades das agendas tecnológicas a nível mundial. Muito resumidamente, e de uma forma geral, um CPS refere-se a um conjunto de sistemas (físicos, biológicos, ou computacionais) distribuídos e colaborativos, cujas operações são integradas, monitorizadas e controladas por dispositivos computacionais embebidos, geralmente com características de tempo-real.
Passadas quase duas décadas, urge fazer uma reflexão sobre o passado e, mais importante ainda, quais as direções futuras desta área, cada vez mais importante para os desafios com maior relevância para as sociedades modernas.
O encontro académico “Duas Décadas de Cyber-Physical Systems” visa reunir alguns dos investigadores nacionais que estiveram na génese da área em Portugal e que continuam na sua linha da frente para partilharem as suas experiências e os principais marcos históricos, bem como a sua visão dos principais desafios para as próximas duas décadas.
Intervenientes
Henrique Madeira (U. Coimbra), Nuno Roma (U. Lisboa), Jorge Sousa Pinto (U. Minho), José Rufino (U. Lisboa), Paulo Pedreiras (U. Aveiro), Luís Almeida (U. Porto), Mário Sousa (U. Porto)
Agenda
10:30 Welcome
11:00 Opening
11:30 Past and Future of CPS – Session 1 (10-15 minutes intervention per participant, followed by 10 minutes discussion)
13:00 Lunch and networking (on site)
14:00 Past and Future of CPS – Session 2 (10-15 minutes intervention per participant, followed by 10 minutes discussion)
15:30 Closing - Wrap up and final remarks